Indicadores de desempenho pós pandemia: o que mudou?

A pandemia mudou a vida pessoal e profissional de todos ao redor do mundo. A produtividade agora exige medidas mais agressivas e acionáveis. Os indicadores de desempenho herdados da pré COVID-19  no local de trabalho não capturam as realidades desconexas dos fluxos de trabalho do cenário atual.

 

O que vai permanecer do mercado corporativo e qual será o novo “normal”?

 

 

Indicadores de desempenho com trabalho remoto e a digitalização

 

Partindo do ponto da equipe de TI garantir a automação, empresas passaram a repensar se realmente precisam de todo o espaço comercial que possuem. Exemplos recentes como o uso mais frequente da Telemedicina e Reunião de clientes por videoconferência, estão inspirando análises de conversão de recursos e restrições de valor, cogitando estender a forma de trabalho para após o isolamento.

 

Logo, o Home Office pode ser uma forte característica de um futuro bem próximo, o que exige uma recalibragem dos principais indicadores de desempenho (KPIs) para garantir que o trabalho remoto realmente funcione.

 

O profissional do futuro é engajado e conhecedor de novas tecnologias. As pessoas vão precisar trabalhar com mais ferramentas digitais e imputar informações online para acompanhamento. O gerenciamento de alto desempenho depende da medição de indicadores de alto desempenho. O futuro de um depende do futuro digital do outro.

 

 

Ressignificação do tempo e indicadores de desempenho

 

Com todo mundo trabalhando em casa, o líder precisa mensurar o que os colaboradores estão fazendo  de outras formas. Com transparência e confiança, o rastreamento pode ser autenticamente marcado e experimentado como suporte da força de trabalho orientada por dados e indicadores de desempenho, controlados para inspirar melhor as pessoas e as equipes de projeto e promover resultados positivos.

 

Considere analisar indicadores de:

 

Produtividade
Operação
Engajamento com colaboradores
Engajamento com clientes.

 

Vem aí uma realidade de menos feeling e mais dados na gestão. Falamos nesse post que empresas precisam se adaptar a essa era data driven e analisarem cenários e condições atuais se quiserem sobreviver e se manter no mercado cada vez mais globalizado e digital. Por que permanecer com estratégias e indicadores de desempenho que não refletem a situação atual da sua empresa, colaboradores e do seu consumidor? Além disso, o home office não é mais uma discussão sobre benefícios e qualidade de vida, mas sobre gestão financeira e de modelo de negócios. Já parou pra pensar em como pode ser benéfico reduzir gastos não só com locação de espaço físico, mas de energia, equipamentos e outros gastos que você tem mantendo toda essa estrutura?

 

 

KPIs individuais e de equipes incentivam e integram colaboradores

 

Algumas empresas aceleraram os cronogramas de entrega de projeto para suas equipes remotas, o que gerou uma necessidade de respaldo maior em medidas de comunicação e coordenação, afim de que colaboradores se sentissem conectados com seus colegas e com a empresa e assim mantivessem alto o envolvimento moral para cumprimento dos prazos exigidos. A frequência do monitoramento desses novos indicadores de desempenho já passou inclusive a ser feito em intervalos menores.

 

Primeiramente, crie canais de comunicação do líder com a equipe para integração e respostas mais rápidas. Este canal também tem a função de fortalecer iniciativas de bem-estar, de acompanhamento físico e emocional.

 

 

Feed Back e os KPI’s

 

O feedback é a moeda informativa e motivacional do mundo digital na força de trabalho distribuída pós-pandemia. Feedback de melhor qualidade significa resultados de melhor qualidade. Por isso, analise com calma os indicadores de desempenho, levando em conta a realidade da sua empresa, da sua equipe e também do mercado. Isso vai fazer com que você forneça um feedback valioso e que seja adequado para o momento. Esse feedback deve ser:

 

Acionável
Construtivo
Rastreável
Influente
Contínuo

 

 

Visualização de KPI’s, métricas e fluxos com mais facilidade

 

Empresas criaram um painel personalizado resumindo visualmente – com gráficos e tabelas – as ações de cada profissional realizadas de acordo com seus compromissos, mostrando os principais indicadores de desempenho. Os líderes podem ver quais equipes melhor agregam valor a quais processos. Eles podem observar quais fluxos de trabalho convidam à consolidação, automação e/ou desenvolvimento profissional. A liderança agora possuirá os dados e análises necessários para refinar o que alto desempenho deve significar para as pessoas e o que pode significar para as máquinas.

 

Outro ponto importante é garantir o trabalho remoto integrado de todas as áreas da sua empresa. Nenhuma equipe já hoje não performa bem se não tiver contato entre si. A governança de dados, para manter equipes integradas e dados assertivos, é importantíssima nesse “novo normal” que a pandemia trouxe e nós falamos um pouco sobre isso aqui.

 

É preciso muita capacidade de autogestão e intraempreendedorismo.

 

 

Clientes

 

O mercado de serviços costuma ser muito relacional, antes de qualquer experimentação. A relação direta sempre foi muito importante, mas agora terá uma mudança de direcionamento com formas mais práticas de fazer negócio. O presencial não deixara de existir, mas você precisa blindar suas estratégias com soluções online e bastante objetivas e indicadores de desempenho estabelecidos que acompanhem isso.

 

 

O que NÃO fazer durante e pós pandemia

 

  • Não compare nem generalize o comportamento de pessoas que entram e saem dos protocolos de distanciamento social. Os dados serão instáveis.
  • Indicadores de desempenho (KPI’s) de curto prazo não tendem a funcionar em uma circunstância tão única
  • Não considere apenas os novos hábitos em sua estratégia. Não se sabe se serão duradouros ou temporários
  • Testes criativos, entrevistas e pesquisas de mercado podem estar distorcidos

 

 

O que fazer durante e pós pandemia

 

  • Não pare de fazer suas medições. Investir com responsabilidade é fundamental.
  • Não ouse muito na comunicação. Qualquer erro pode manchar sua marca para sempre.
  • Aproveite o tempo e reflita sobre suas práticas atuais. Considere incluir novos indicadores de desempenho adequados à situação atual.
  •  Estude implementar atualizações que você normalmente adia

 

 

A correlação e a conexão de fluxos de trabalho instrumentados com indicadores de desempenho permitem que as organizações transformem o bug “remoto da COVID-19” em um recurso de alto desempenho. A responsabilidade requer KPIs claros e concisos ou principais resultados. Vincular o gerenciamento de desempenho aos KPIs ou objetivos e principais resultados é o dever e a obrigação estratégicos de uma liderança séria, com transparência e clareza entre avaliação e desenvolvimento.

 

Redefinir e medir novamente indicadores de alto desempenho pode ser a verdadeira oportunidade de ruptura para o crescimento pós-COVID-19. O enfrentamento inovador será o desafio de liderança mais importante do mundo daqui para a frente.

 

 

A WCA é uma startup de Inteligência Comercial originada de 21 anos de experiência em tecnologia focada no negócio, especialista em Planejamento Integrado de Demanda / S&OP, Desdobramento de Metas de Vendas e Análise de Eficiência e Desempenho.

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