Open to Buy: para vender bem, é preciso comprar bem 

O setor de varejo exige que as empresas lidem com uma dinâmica interna bastante peculiar. Por isso, o cruzamento de informações de vendas atuais e futuras com os níveis de estoque, processo chamado de Open to Buy (OTB), pode ser decisivo para corrigir os rumos da empresa. 

 

O foco do Open to Buy é assegurar com segurança o nível correto de estoque, nem excesso ou falta, provisionando o custo para as compras especiais, potencializando desta forma, a margem inicial. 

 

A metodologia Open To Buy (OTB) auxilia os varejistas em todos os processos críticos e com isso, controlar ainda, os principais para este mercado: Vendas, Margens, Estoques e Recebimentos (Compras). 

 

Metodologia ineficiente 

 

Infelizmente, muitas empresas não utilizam o Open To Buy e acabam cometendo erros graves e gerando excesso de estoque. 

 

Por exemplo, se uma loja vende R$ 100 mil por mês, mas em um determinado mês ela vende R$ 120 mil, o varejista opta por investir os R$ 20 mil excedentes em mais mercadorias para conquistar descontos ou fazer o estoque durar mais. 

 

No entanto, essa compra gera um excesso de estoque sem a garantia de que ele será consumido. 

 

O grande problema é que além de gerar custo de armazenamento, esse volume maior do estoque gera impactos negativos no capital de giro da empresa. Afinal, produto parado significa dinheiro investido aguardando retorno. Para piorar, itens perecíveis, por exemplo, têm o complicador que é a data de validade. 

 

Quais os benefícios do Open to Buy (OTB)? 

 

O principal benefício que o Open To Buy oferece é a melhora da qualidade das compras, o que se reflete nos estoques. Trabalhar com o OTB assegura estoques assertivos, diminuindo o excesso de remarcações de preços, aperfeiçoa o sortimento e reduz gastos, ao melhorar o giro das mercadorias. 

 

Um bom estoque pode gerar melhoria nas vendas e reduzir rupturas, trazendo incremento da rentabilidade da organização. Além disso, o OTB é capaz de estimar antecipadamente o custo necessário para ser investido em estoque, durante todo o ano, para todas as próximas temporadas. 

 

Outros impactos positivos são a diminuição da remarcação de preços, a melhoria do mix de produtos e a redução de custos com compras. Esse último é um fator crucial para o sucesso de qualquer negócio, principalmente os pequenos varejos, pois são empreendimentos que trabalham com planos orçamentários mais rígidos. 

 

O papel da indústria no OTB? 

 

A indústria também pode contribuir com a melhor compra dos varejistas. Isso porque, com dados de venda de produtos de uma determinada região ou categoria de varejo, é possível oferecer o produto certo na quantidade certa para cada loja, além disso, o fabricante consegue priorizar a melhor margem de lucro e ainda aumentar seu Market share

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