Principais desafios da inteligência de mercado diante da pandemia 

A pandemia trouxe mudanças significativas para as empresas, principalmente, para quem atua na inteligência de mercado.

Com a necessidade ainda maior de alimentar os gestores com dados capazes de ditar novas estratégias quase que em tempo real, o departamento se tornou muito mais requisitado e desafiador. Afinal, é de onde saem os dados relevantes para a tomada de decisão em um cenário de tantas incertezas.

E embora estivessem acostumados em extrair dados para que a empresa pudesse escolher qual caminho seguir, o departamento de inteligência de mercado se deparou com desafios ainda maiores. Elencamos abaixo os principais:

 

  1. Forecast de vendas 

 

O forecast de vendas com certeza é o maior desafio dos profissionais de inteligência de mercado.

Considerando que a previsão de vendas sempre foi um desafio, desta vez, com a mudança de comportamento do consumidor em relação a produtos e serviços, esta tarefa se tornou ainda mais difícil.

Afinal, de que forma o histórico de vendas poderia ajudar em um cenário que muda rapidamente, de acordo com os números da pandemia e ações de combate a ela?

Este cenário acabou com a possibilidade de se fazer previsões manuais ou com dados do passado. A prática que antes era bastante comum, se tornou a maior causa da falta de acuracidade do forecast.

Por isso, para um forecast de vendas realmente preciso, o desafio para os profissionais de inteligência de mercado é justamente incluir dados concretos à estratégia, aumentar a frequência das projeções e considerar em suas previsões, cenários otimistas, pessimistas e realistas.

 

 

  1. Comportamento do consumidor 

 

Outro desafio bastante importante para os gestores de inteligência de mercado são as oscilações de demanda causadas pelas mudanças frequentes de comportamento do consumidor.

Com a necessidade ainda maior de responder às novas demandas, entender e antecipar o comportamento de consumo se tornou uma tarefa primordial para o sucesso das vendas.

Por isso, o uso de dados se tornou cada vez mais presente em todas as decisões, analisando o que acontece nas mídias, pesquisas de mercado e até na performance de venda das redes de distribuição.

 

  1. Análise concorrencial 

 

Esse tipo de análise é uma estratégia comum, essencial e adotada por empresas de diversos tamanhos e segmentos.

No entanto, com as mudanças repentinas e frequentes que o mercado vem passando, o volume de dados obtidos através do monitoramento da concorrência se tornou um desafio para a inteligência de mercado.

Esse aumento no volume de dados decretou o fim da organização manual destas informações, pois em um cenário de incertezas, qualquer ação que promover perda de produtividade e agilidade está fora de contexto.

 

  1. Dados do setor 

 

Outra fonte de informação importante sempre foi a de dados do setor. Isso porque, ela consegue compreender como mercado está se comportando, porém, no momento de crise que vivemos, ela se tornou ainda mais relevante.

Através destes dados, a empresa consegue entender tudo que acontece à sua volta e como o mercado tem reagido aos desafios impostos pela pandemia.

Além disso, estes dados são fundamentais para o redirecionamento das metas, observação de tendências e geração de insights que possam diferenciar produtos ou serviços no mercado. É a chance de usar dados do mercado para se tornar pioneiro em um cenário tão hostil.

 

  1. Dados político-econômicos 

 

Não menos importante para a tomada de decisão são as oscilações econômicas. Dados de mercado e macroeconômicos devem estar presentes nas estratégias de negócio.

As decisões governamentais também regem o mercado, por isso, é por meio destes dados que as empresas podem tomar decisões antecipando impactos externos e minimizando riscos.

Neste caso, ferramentas que conseguem integrar dados internos e externos ajudam a solucionar este desafio, gerando análises mais completas e que conseguem nortear com segurança os rumos da empresa.

De modo geral, ser assertivo em suas decisões se tornou questão de sobrevivência para as empresas no cenário atual, e isso só é possível com a ajuda de soluções que automatizem os processos e que permitam realizar quantas projeções forem necessárias de maneira rápida, segura e sem erros.

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