Varejo: usando dados reais para o sucesso das suas lojas

Qual empresário não quer ter sucesso em suas lojas? Pelo menos essa é uma das intenções quando se abre filiais de um negócio. Mas você sabia que os dados são tão importantes quanto a propaganda para aumentar as vendas no varejo?

Vamos te explicar por quê. Como já dizia o estatístico Edwards Deming, “não se gerencia o que não se mede”. Então se você busca o sucesso em todas as suas lojas, é preciso mais do que propaganda e preços competitivos, é fundamental analisar resultados por meio de indicadores.

Quando se fala então em rede de lojas, cada filial tem uma particularidade, como horário de maior fluxo que varia entre regiões comerciais e residenciais, perfil do consumidor, perfil de consumo, entre outros. Por isso, os indicadores também precisam respeitar essas diferenças.

Vamos mostrar alguns desses principais indicadores e como a análise de dados no varejo é importante para levar sucesso a todas as suas lojas. Confira!

 

Dados reais traduzidos em indicadores para o varejo

Um dos pontos mais importantes para começar a medir com eficiência os resultados das lojas no varejo é definir quais indicadores devem ser monitorados e analisados. Conheça alguns deles:

  1. Ticket Médio – representa o valor médio gasto pelo cliente durante um determinado período, como um mês, por exemplo. Esse indicador é responsável por ajudar na tomada de decisão sobre os processos que estão ligados ao cliente.
  2. Custo de Aquisição do Cliente – revela quanto a loja gasta para converter o prospect/lead em um cliente. Ele considera todos os investimentos realizados para realizar a conversão e valida se o gasto x ganho está trazendo lucratividade ou gerando prejuízo.
  3. Lucratividade – avalia o desempenho financeiro da loja. Por meio da análise desses dados é possível saber se a unidade gera dinheiro suficiente para pagar as contas e ainda proporcionar lucro.
  4. Taxa de Conversão de Vendas – trata da eficiência das metas de marketing e vendas. Nele é imprescindível detectar os gargalos que estão acontecendo no processo. Caso a desistência do cliente ocorra bem no início, pode haver um problema com a abordagem. Se acontecer ao final, é sinal de que é necessário analisar melhor as condições de vendas.
  5. Índice de Inadimplência – considera inadimplente o consumidor que está em débito por mais de 90 dias. Esses dados devem ser acompanhados, pois um alto índice de inadimplência aumenta os riscos para a operação como um todo.
  6. Índice de atendimento de pedidos – mostra o total de pedidos que são atendidos pelo estoque em comparação com o total da demanda que foi gerada em um período. Seu objetivo é avaliar se o estoque é suficiente para atender os clientes.
  7. Margem de contribuição por produto – são dados que revelam o lucro obtido com cada venda. Trata-se de um dado fundamental para se avaliar a importância de cada mercadoria na composição dos resultados da loja.
  8. Retorno sobre investimentos – são dados que mostram o quão efetivo é o retorno financeiro de um determinado investimento. É muito utilizado para avaliar os resultados de investimentos com publicidade, por exemplo.
  9. Satisfação do cliente – mede qual é o grau de satisfação dos clientes com relação à loja, dados fundamentais para identificar a eficácia de suas estratégias. Até porque a insatisfação pode representar uma falha no seu atendimento, no processo de vendas ou nos preços praticados, por exemplo.

 

Leitura e análise dos dados

Imagine uma rede lojas de roupas no varejo com cerca de 10 unidades espalhadas pelo Brasil. Cada uma delas terá uma realidade diferente, por exemplo, a que está no sul venderá roupas mais quentes no inverno, enquanto a que está no nordeste terá pouca diferença nesses itens, já que seu inverno é apenas chuvoso.

Para que tantos dados sejam analisados de forma justa, considerando as especificidades de cada loja por região, é fundamental aliar tecnologia à análise de dados. Dessa forma, usando a inteligência de uma solução, por exemplo, será possível criar cenários com pesos diferentes para cada peculiaridade.

Em planilhas, o volume de dados é absurdamente imenso e dificilmente avaliado com facilidade e de maneira justa como deve ser. Por isso, usar uma ferramenta pode zerar qualquer erro e inconsistência, além de otimizar o tempo do gestor, trazendo insights de qualidade que ajudarão na definição de estratégias e ações para serem implantadas nas lojas do varejo. Dessa forma, as lojas e equipes poderão entregar resultados satisfatórios e cumprir com sucesso os objetivos e metas estabelecidos.

A WCA é uma startup de Inteligência Comercial originada de 21 anos de experiência em tecnologia focada no negócio, especialista em Planejamento Integrado de Demanda / S&OP, Desdobramento de Metas de Vendas e Análise de Eficiência e Desempenho.

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