O processo de Supply Chain — também conhecido como cadeia de suprimentos — está relacionado à rede de negócios que engloba todas as operações da empresa, desde o armazenamento da matéria-prima até a entrega do produto.
Logo, refere-se ao conjunto de atividades que permite o correto funcionamento da gestão empresarial.
Essa área trata das partes mais estratégicas do processo produtivo e, por isso, seu controle ocorre pelo empresário.
Por meio dela, é possível evitar, por exemplo, a falta de suprimentos em determinadas lojas, o que pode afastar os consumidores.
Imagine a seguinte situação: você chega ao ponto de vendas, solicita um produto, mas o funcionário explica que ele está em falta. O que você faz?
Se realmente desejar comprar o produto, é provável que procure outro estabelecimento para, assim, obter o que deseja. Portanto, a loja perdeu uma grande oportunidade de venda.
Este cenário não é raro de acontecer e, caso ele ocorra, é preciso investigar o funcionamento da gestão de Supply Chain.
O principal ponto, é que para ter uma cadeia de suprimentos eficiente, deve-se investir na gestão, entender a sua complexidade e melhorar os processos, sempre que possível.
No Brasil, o mercado sofre com volatilidades inesperadas. Portanto, o empresário precisa de resiliência e estratégias baseadas em informações. Além, é claro, de conhecimento sobre Supply Chain.
Dessa forma, pode-se identificar possíveis gargalos com previsibilidade, rastrear tendências e buscar ferramentas tecnológicas que possibilitem uma cadeia de suprimentos de sucesso.
Então, quer se aprofundar no assunto e descobrir como uma boa gestão impacta na sua empresa?
Continue a leitura e confira!
O que é Supply Chain?
Qual a importância da cadeia de suprimentos?
O que pode acontecer com uma má gestão do Supply Chain?
Quais são os benefícios de uma boa gestão da cadeia de suprimentos?
Como garantir o sucesso na gestão da cadeia de suprimentos?
O que é Supply Chain?
Embora você já saiba de forma breve o que é Supply Chain, precisamos nos aprofundar um pouco para que você compreenda os conceitos, formas de conduzir as operações e o fluxo de mercadorias.
De forma geral, ele representa todas as atividades de compra dos insumos ou produtos, transporte, armazenamento, transformação, embalagem, gerenciamento interno, venda e distribuição aos clientes.
Além disso, temos etapas relacionadas à criação de novos produtos, atendimento ao consumidor, controle financeiro e marketing empresarial.
Portanto, o Supply Chain envolve todas as interações da empresa com os profissionais, produtores, fornecedores, distribuidores, lojistas e também consumidores.
Leia também: Sell-in, sell-out e sua estratégia de vendas: maximize lucro
Logo, a cadeia de suprimentos não pode ser analisada de forma isolada, pois o objetivo é entender os impactos que as ações geram e os custos envolvidos nas operações.
Além disso, precisamos falar sobre outro conceito: o Supply Chain Management.
Refere-se ao gerenciamento da cadeia de suprimentos, de forma a entender o fluxo de mercadorias, dados e finanças relacionados ao produto ou serviço.
Os principais atores desta etapa são os distribuidores. Afinal, são eles que fazem a rede abastecedora acontecer e, sem eles, dificilmente haveria meios para que os produtos chegassem ao consumidor final.
Confira quais são as atividades que a cadeia de suprimentos abrange:
- Gerenciamento do ciclo de vida do produto
- Planejamento de estoque
- Manutenção de ativos e linhas de produção
- Logística de transporte e gerenciamento de frotas
- Controle de pedidos
- Comércio global
- Gestão de fornecedores
- Processos de produção multinacionais
Leia também: Como evitar erros e otimizar seu planejamento estratégico de vendas?
Portanto, para que a fabricação de um produto atinja os objetivos estabelecidos, é preciso que a cadeia de suprimentos esteja organizada e planejada de forma integrada e coletiva.
Dessa forma, pode-se aumentar os resultados da empresa e atingir a plena satisfação do cliente.
Pontos básicos da gestão de Supply Chain
Agora que você entendeu do que se trata a cadeia de suprimentos e como funciona a gestão dela, precisamos falar sobre alguns pontos que devem ser considerados para garantir o sucesso do negócio.
Confira quais são os elementos básicos da gestão de Supply Chain:
- Preço e qualidade: controlar todos os fornecedores é fundamental, buscando sempre os melhores em custo-benefício, além de prezar pela qualidade do produto que chegará ao consumidor.
- Padronização: ter processos padronizados é outro aspecto fundamental da gestão eficiente da cadeia de suprimentos, pois somente desta maneira, é possível compreender todo conceito e fazer a gestão do Supply Chain de maneira adequada.
- Integrado e colaborativo: otimizar a comunicação entre todos os envolvidos é o ponto chave para resolver de forma ágil e fácil, quaisquer problemas que possam surgir.
- Automatização: ter o processo de gestão totalmente automatizado é outro fator importante para a eficiência da cadeia de suprimentos. Para que a automatização dê certo, a operação precisa estar consolidada e bem desenhada.
Qual a importância da cadeia de suprimentos?
Uma gestão organizada de Supply Chain promove diversos benefícios para o negócio. Por exemplo, redução de custos operacionais e aumento da receita da empresa.
Por outro lado, também temos o aprimoramento do serviço, permitindo que os produtos cheguem na hora certa para o consumidor com mais qualidade e de acordo com a demanda.
Da mesma forma, podemos reduzir os desperdícios e otimizar todo o ciclo de produção e venda.
Por estes motivos uma cadeia de suprimentos bem estruturada é tão importante, pois proporciona maior alcance, desempenho e viabiliza o acesso a bens e serviços para toda a população.
Leia também: KPI de vendas: o que são indicadores de desempenho e quais usar
O que pode acontecer com uma má gestão do Supply Chain?
Bom, você acabou de acompanhar a importância de realizar o controle da cadeia de suprimentos, mas o que pode acontecer se a gestão não for eficiente como deve?
Quando o planejamento não é integrado nas inúmeras áreas da empresa, é possível que ocorram erros decisivos para o negócio. Portanto, uma má gestão pode levar ao fracasso do negócio.
Entre os erros mais encontrados no planejamento de produção, estão: excesso ou falta de produtos, falta de eficiência na gestão, quebra de confiança com o consumidor e má controle do fluxo de caixa.
Leia também: Inteligência Comercial: o que é, quais seus benefícios e como aplicá-la em seu negócio
Logo, o segredo para atingir o equilíbrio na empresa é optar por um projeto integrado que permita identificar gargalos e encontrar melhorias para os processos.
No entanto, a maioria das empresas ainda utiliza o compartilhamento de planilhas para realizar esses controles, o que abre uma grande margem para erros, inconsistências e gasto de tempo que poderia ser investido em outras atividades.
Quais são os benefícios de uma boa gestão da cadeia de suprimentos?
A alocação inteligente de recursos proporcionada por um controle eficaz de Supply Chain permite que a empresa cresça em diversos setores.
Veja, a seguir, quais são os reflexos positivos que você sentirá ao fazer um bom controle da cadeia de suprimentos em seu negócio:
- Produção otimizada: com uma linha de produção mais eficiente é possível oferecer ao consumidor uma melhor experiência de compra, com mais qualidade e entregas no prazo.
- Minimização de custos operacionais: permite visualizar gargalos, falhas e desperdícios que afetam a competitividade e os preços que chegam aos compradores.
- Redução no tempo do processo: dessa forma, você pode entregar mais qualidade em menos tempo, garantindo maior satisfação dos clientes.
- Aperfeiçoamento da logística: acompanhar de perto todo o processo de produção de forma eficiente, permite melhorar toda a logística empresarial e implantar inovações.
- Integração entre os setores: promove o alinhamento de todos os pares internos e externos na rotina produtiva, garantindo mais rapidez para resolver problemas.
- Estoque e armazenamento: implementa-se uma estratégia baseada em uma abordagem multidisciplinar, fazendo os elos da empresa se complementarem e aumentando os resultados da cadeia de suprimentos.
- Maior competitividade: mais facilidade para lidar com a sazonalidade dos produtos, períodos de alta demanda e questões relativas ao transporte.
- Aumento dos lucros: a empresa consegue atingir um equilíbrio nas questões financeiras, que gera espaço para uma margem de lucro mais atrativa.
- Aprimoramento dos serviços: uma boa gestão de Supply Chain permite que a empresa cumpra prazos, garanta a disponibilidade e entregue produtos com a qualidade esperada.
Leia também: 10 dicas de estratégias para atingir metas de vendas na empresa
Como garantir o sucesso na gestão da cadeia de suprimentos?
Como você pode acompanhar, o papel do Supply Chain nos negócios é essencial para promover estratégias integradas e focadas em resultados.
Embora pareça uma tarefa árdua demais, unir o conhecimento sobre a cadeia de suprimentos e soluções tecnológicas pode simplificar as atividades e tornar os dados mais confiáveis.
Leia também: A importância de ser justo na gestão de desempenho
Toda empresa deve buscar o aperfeiçoamento de seus processos, afinal, estar presente em um mercado tão competitivo requer evolução contínua.
Então, para garantir o sucesso na gestão da cadeia de suprimentos, aposte em tecnologia. Com ela, você automatiza processos, reduz as falhas humanas e beneficia todas as áreas de forma integrada e colaborativa.
Conte com a WCA para chegar até onde deseja.
Somos uma startup de Inteligência Comercial, com 21 anos de experiência em tecnologia focada no negócio e acreditamos que compartilhar informações confiáveis pode ajudar os gestores a melhorarem seus resultados.
Conheça soluções inovadoras para alcançar as principais metas do seu negócio: