Nenhuma gestão empresarial escapa de dinamismo e desafios que exigem mais do que estratégias isoladas e clamam por uma abordagem holística que conecte todos os pontos.
É aí que entra a visão sistêmica, permitindo que as organizações não apenas compreendam, mas também antecipem os obstáculos que permeiam seus processos internos e externos.
Sendo assim, dedicamos o conteúdo de hoje para explicar o que é visão sistêmica e como ela pode transformar o modo como os negócios operam e lidam com essa complexidade inerente.
O que é visão sistêmica?
Quais são os benefícios da visão sistêmica?
Como adotar e repassar uma visão sistêmica nas empresas?
Exemplos de visão sistêmica para empresas
O que é visão sistêmica?
A visão sistêmica nada mais é do que a capacidade de enxergar o todo, compreendendo as relações entre as partes que o compõem.
Para uma gestão empresarial, isso significa entender que todos os setores são interdependentes e ir além das fronteiras e daquela convenção tradicional.
Isso porque a visão sistêmica propõe a imagem da empresa como um organismo vivo, onde todas as partes desempenham um papel crucial no seu funcionamento saudável e são influenciadas umas pelas outras.
Ou seja, em vez de abordar os desafios e oportunidades de forma isolada, a visão sistêmica busca entender as relações e dependências entre os elementos que compõem a operação.
Quais são os benefícios da visão sistêmica?
Ao adotar uma visão sistêmica nas empresas, é possível experimentar uma série de benefícios tangíveis:
- Melhorias na eficiência operacional
- Promoção de uma abordagem inovadora
- Tomada de decisões mais informadas
- Identificação de processos redundantes e gargalos operacionais
- Otimização mais eficaz dos recursos
Por esses e outros motivos, a visão sistêmica permite identificar oportunidades de melhoria e preparar as organizações para enfrentar mudanças.
Como resultado dessa integração, temos a criação de valor sustentável, beneficiando clientes, funcionários e stakeholders.
Ler mais: Principais desafios da liderança e como contorná-los para uma gestão de sucesso
Como adotar e repassar uma visão sistêmica nas empresas?
Bom, não basta apenas entender o que é visão sistêmica, é essencial incorporá-la à cultura organizacional da empresa.
Isso implica não apenas uma liderança comprometida, mas também práticas e processos que incentivem a colaboração, comunicação transparente e aprendizado contínuo:
Educação e conscientização
O primeiro passo para a implementação de uma visão sistêmica nas empresas é conhecer a fundo cada um dos departamentos. Ou seja, o foco aqui não é apenas nos produtos e serviços oferecidos, porque também se estende para os processos realizados pelas equipes.
Uma sugestão é reunir os líderes de cada setor e questionar sobre as atividades desempenhadas e suas responsabilidades, para entender como essas ações impactam na gestão empresarial como um todo.
Liderança comprometida
Do mesmo modo, uma liderança comprometida é fundamental para iniciar e sustentar a mudança. É papel dos líderes compreender os princípios da visão sistêmica e incorporá-los em suas decisões e comportamentos.
A promoção de uma visão sistêmica a longo prazo, focada em resultados sustentáveis, é um aspecto essencial dessa mentalidade.
Ler mais: Revisão de metas de vendas: como motivar vendedores
Estímulo à colaboração
Outro aspecto importante é estabelecer práticas que incentivem a colaboração entre os profissionais. Isso pode incluir a criação de equipes multidisciplinares, onde diferentes departamentos trabalham em conjunto em projetos específicos.
Além disso, a implementação de ferramentas de gestão empresarial e de comunicação facilita a troca de informações e conhecimentos e promove a colaboração entre os membros da equipe.
Ler mais: Guia sobre como estruturar uma equipe de vendas de alta performance
Transparência na comunicação
Um dos pilares da visão sistêmica nas empresas é a comunicação transparente, uma vez que compartilhar informações relevantes em todos os níveis hierárquicos auxilia para uma compreensão mais profunda dos desafios e objetivos da empresa. Tenha em mente que, acima de tudo, a transparência na comunicação constrói confiança.
Aprendizado contínuo
Seja qual for a realidade, a busca pelo aprendizado contínuo deve ser fomentada na gestão empresarial. Para isso, ofereça programas de treinamento, workshops e iniciativas que estimulem a aquisição constante de novos conhecimentos.
Dessa forma, ao estimular uma cultura de aprendizado na sua organização, sua empresa se adapta e é capaz de lidar com mudanças de forma mais eficiente.
Integração de sistemas e processos
Mais um passo prático para garantir que a empresa funcione como um todo coeso é a integração, principalmente quando o assunto é inteligência de vendas. Isso inclui a implementação de tecnologias que permitam a troca eficiente de dados entre diferentes áreas, eliminando silos de informação que podem prejudicar a compreensão global da organização.
Monitoramento de resultados
Ao avaliar o desempenho e os resultados com as suas estratégias de visão sistêmica, adote uma abordagem holística. Considere não apenas os indicadores financeiros, mas também o impacto nas equipes, na satisfação do cliente e no desenvolvimento sustentável da organização.
Ler mais: KPI de vendas: o que são indicadores de desempenho e quais usar
Exemplos de visão sistêmica para empresas
Nada ilustra melhor o impacto da visão sistêmica nas empresas do que exemplos concretos. Os líderes precisam dar o exemplo, sendo assim, confira algumas das habilidades esperadas:
- Ter inteligência emocional e agir medindo as consequências
- Demonstrar um perfil analítico ao avaliar dados e informações
- Possuir empatia e se colocar no lugar dos colaboradores
- Antecipar as situações futuras
- Engajar o time e integrar diferentes áreas
- Trabalhar de maneira colaborativa
- Oferecer explicações claras sobre os processos
- Correr atrás de atualizações sobre as novas tendências de mercado
A partir disso, é possível treinar a visão sistêmica dos colaboradores e dar mais autonomia para as equipes, ampliando sua visão do todo. Dessa forma, você aumenta o engajamento e produtividade e reduz os riscos e falhas.
Contudo, é importante ir além e entender a cadeia estratégica de vendas por completo, desde o desdobramento de metas e planejamento de demanda até a gestão por desempenho e remuneração variável.
Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto mas reconhece o papel desses aspectos para sua gestão operacional, acompanhe um guia completo e gratuito sobre o assunto: