Uma equipe de vendas de alta performance é crucial para qualquer negócio que deseja ter espaço no mercado competitivo de hoje. Ou seja, saber como estruturar uma equipe de vendas de alta performance significa saber alocar profissionais treinados e capacitados, com processos e operações bem definidas, além de metas claras e um plano de ação estratégico para alcançá-las.
Um exemplo prático disso é uma empresa de software que desenvolve soluções para pequenas e médias empresas. Caso essa empresa não possua uma equipe de vendas bem estruturada, ela pode perder oportunidade de venda e deixar de atingir seu potencial de crescimento.
Por outro lado, ao contar com uma equipe de vendas de alta performance, essa empresa pode identificar as necessidades dos clientes em potencial e apresentar soluções que atendam a essas necessidades de forma eficiente e eficaz.
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Além disso, essa equipe pode gerenciar o relacionamento com os clientes, garantindo que eles estejam satisfeitos com os produtos e serviços oferecidos pela empresa.
Bom, para que isso aconteça, a equipe de vendas precisa ser composta por profissionais altamente qualificados e motivados, que entendam as necessidades dos clientes e saibam como oferecer soluções que atendam a essas necessidades.
Ademais, a empresa precisa fornecer ferramentas e tecnologias adequadas para que a equipe possa trabalhar de forma eficaz e maximizar suas habilidades.
Para que você saiba como fazer tudo isso e como elaborar uma equipe de vendas de alta performance em sua empresa, elaboramos este guia completo com 10 dicas cruciais para esse processo. Veja só:
Erros que podem atrapalhar a alta performance em seu time de vendas
Passo a passo para estruturar uma equipe de vendas de alta performance
2. Conte com processos e operações bem estruturados
3. Tenha o posicionamento e o objetivo da empresa bem definidos
4. Recrute bons talentos e perfis diversos para uma equipe de vendas de alta performance
5. Invista em treinamentos e capacitação de equipes
6. Estabeleça metas reais e motivadoras
7. Disponibilize feedbacks de forma frequente
8. Reconheça e valorize o esforço dos seus vendedores
9. Conte com as ferramentas tecnológicas certas como aliadas
10. Controle as métricas, indicadores e as metas para estruturar uma equipe de vendas de alta performance
O que uma equipe de vendas precisa para ser de alta performance?
É comum que muitos gestores questionem-se sobre quais são as características fundamentais em profissionais de vendas e como atingir a alta performance. Mas, antes de tudo, é preciso entender como elaborar um planejamento de vendas eficiente e de alto nível.
Desse modo, é possível definir melhor como cada vendedor ou demais funcionários do setor comercial, seja de Inteligência Comercial, pós-vendas ou demais áreas possam atingir o mais alto nível de desempenho em suas respectivas funções, passando desde a prospecção, a qualificação, a superação de objeções e a evolução no pipeline de vendas até o fechamento do negócio.
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A atuação em alta performance de todos os colaboradores, gestores e diretores envolvidos no processo comercial afeta diretamente todo o processo como um todo, atingindo as metas estabelecidas.
Falando nisso, bater metas foi um dos indicadores apontados pelos próprios vendedores como algo que valida a alta performance. Conforme a pesquisa realizada pela revista Venda Mais, aproximadamente 60% dos entrevistados acreditam que um dia foi de alto rendimento quando alcançaram seus objetivos.
Mas, existem uma série de fatores que podem influenciar no comprometimento dessas metas e atrapalhar na alta performance desses vendedores.
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Erros que podem atrapalhar a alta performance em seu time de vendas
Voltando para o levantamento realizado pela revista Venda Mais, foram identificados problemas no setor comercial, que incluem condutas individuais inadequadas e a falta de uma gestão mais direcionada.
Os dados apontam que:
- 40% dos vendedores não possuem um planejamento diário ou semanal.
- 30% fazem a prospecção de forma apressada, entrando em contato apenas com leads com interesse imediato.
- 30% não fazem perguntas corretas aos prospects.
Essas situações são graves e impactam negativamente tanto o desempenho individual do vendedor quanto de toda a equipe de vendas.
Outros dados divulgados pelo site Peaksales Recruiting também mostram questões preocupantes, como o fato de 42% dos vendedores não terem informações suficientes sobre os compradores, o que indica a ausência de uma prospecção e qualificação adequadas.
Além disso, apenas 56% das empresas B2B avaliam seus leads antes de passá-los para o time de vendas e 58% dos compradores afirmam que os vendedores não conseguem responder corretamente às perguntas que são feitas.
Por fim, a pesquisa de Panorama de Vendas elaborada pela RD Station indicou que 29% dos entrevistados não possuem uma frequência de acompanhamento de resultados definidos.
Sem contar que 66% dos vendedores entrevistados disseram não contar com um processo de vendas bem estruturado em suas empresas, além de outros 28% que relataram não contar com um CRM em suas empresas e que realizam a gestão de vendas em planilhas.
Bom, com tudo isso combinado, é claro que fica quase impossível atingir um nível satisfatório na performance dos seus vendedores.
Mas, agora chegou a hora de aprender como escapar de tudo isso e estruturar uma equipe de vendas de alto desempenho. Veja só:
Passo a passo para estruturar uma equipe de vendas de alta performance
Agora, veja tudo o que é preciso parar estruturar uma equipe de vendas de alta performance em sua empresa:
1. Defina metodologias e estratégias
Para construir uma equipe de vendas de alta performance, é essencial definir metodologias e estratégias que sejam alinhadas com os objetivos da empresa.
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Além disso, também é importante saber quais são as melhores práticas e táticas de vendas que funcionam para o seu negócio para assim implementá-las de forma consistente.
2. Conte com processos e operações bem estruturados
Para ter uma equipe de vendas de alto desempenho também é crucial contar com processos e operações bem definidas e estruturadas.
Isso inclui definir os passos do processo de vendas, os canais de comunicação com o cliente e os fluxos de trabalho internos.
Com esses processos claros e bem definidos, é possível aumentar a eficiência da equipe e garantir um atendimento mais efetivo ao cliente.
67% das empresas que têm alta performance possuem uma área de vendas estruturada e com processos definidos.
- Panorama de Vendas, RD Station 2023.
3. Tenha o posicionamento e o objetivo da empresa bem definidos
Para que a equipe de vendas atue de forma alinhada com a empresa, é necessário que todos os colaboradores tenham clareza sobre o posicionamento e os objetivos do negócio.
Ou seja, é preciso entender qual é a missão, a visão e os valores da empresa, além de como tudo isso reflete nas vendas. A partir dessa compreensão, é possível direcionar esforços para alcançar as metas estabelecidas.
4. Recrute bons talentos e perfis diversos para uma equipe de vendas de alta performance
Uma equipe de vendas de alta performance é formada por talentos que possuem habilidades complementares. Diante disso, é importante recrutar pessoas que possuam diferentes perfis, experiências e habilidades.
Assim, você conta com uma equipe diversificada e capaz de atender diversos tipos de clientes.
5. Invista em treinamentos e capacitação de equipes
Para garantir que a equipe de vendas esteja sempre atualizada e capacitada, é indispensável investir em treinamentos e capacitações.
Afinal, com isso, é possível melhorar as habilidades e competências dos vendedores, aumentando a confiança e motivação e afetando positivamente a qualidade do atendimento ao cliente.
6. Estabeleça metas reais e motivadoras
Para motivar a equipe de vendas e alcançar bons resultados, é importante estabelecer metas que sejam desafiadoras, porém realistas. Isso incentiva os colaboradores a se superarem e a trabalharem em equipe para atingir os objetivos estabelecidos.
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Mas, é importante ressaltar que é fundamental com avaliações justas com contextualização de desempenho e ponderação de múltiplos KPIs.
7. Disponibilize feedbacks de forma frequente
Para melhorar a performance da sua equipe de vendas, os feedbacks também não devem ser deixados de lado. Muito pelo contrário, devem ser frequentes.
Afinal, isso permite que os colaboradores saibam o que estão fazendo bem e o que precisam melhorar, além de receberem orientações para desenvolverem suas habilidades.
8. Reconheça e valorize o esforço dos seus vendedores
Uma equipe de vendas de alta performance deve se sentir valorizada e reconhecida pela empresa. Ou seja, contar apenas com uma excelente avaliação por desempenho não é o ideal, mas também desenvolver um meio de remuneração por performance que seja justo e alinhado com a realidade da sua equipe de vendas.
Aprenda agora como remunerar sua equipe de vendas: Saiba como remunerar com justiça e motivar a força de vendas.
9. Conte com as ferramentas tecnológicas certas como aliadas
Desde a escolha adequada de um CRM (Customer Relationship Management), além de softwares de marketing e vendas, as tecnologias podem ajudar a otimizar processos, aumentar a produtividade dos vendedores e gerar insights valiosos para a tomada de decisão.
É importante avaliar quais ferramentas são mais adequadas para o seu negócio e investir em treinamentos para que a equipe saiba utilizá-las de forma eficiente.
10. Controle as métricas, indicadores e as metas para estruturar uma equipe de vendas de alta performance
Para estruturar uma equipe de vendas de alta performance, é fundamental controlar as métricas, também é fundamental controlar as métricas, indicadores e metas.
Isso permite avaliar o desempenho individual e o coletivo, identificando pontos de melhoria e tomando decisões baseadas em dados.
Ler mais: Guia da remuneração por desempenho: como aplicar na sua empresa
Algumas métricas importantes a serem monitoradas incluem taxa de conversão, tempo médio de venda, ticket médio, entre outros.
Além disso, é fundamental definir metas desafiadoras, mas realistas, e acompanhar o progresso da sua equipe em relação a elas.
O controle das métricas e das metas deve ser uma prática contínua para que sua equipe evolua cada vez mais e alcance resultados ainda melhores.
Para isso, você pode contar com o e-Decision Analytics®, um método de análise de eficiência e desempenho funcional e setorial com KPIs ponderados e contextualizados. Veja só: