Black Friday 2023: checklist para vender ainda mais

Confira tudo que você precisa saber para impulsionar sua indústria durante a Black Friday 2023, que tem tudo para ser uma das maiores dos últimos anos.

A Black Friday 2023 será a primeira pós-pandemia. É a primeira BF desde 2019 em que os consumidores estão mais seguros em adquirir bens de consumo além dos básicos e necessários.

A pandemia fomentou o e-commerce, mas ao mesmo tempo deixou as pessoas mais cautelosas quanto às compras, uma vez que o cenário global permaneceu incerto e pessimista.

Porém, com o fim da pandemia declarado em 5 de maio de 2023, as pessoas passaram a fazer planos e estarem dispostas a investir na indústria de bens de consumo de maior valor. 

Pensando nisso, fizemos um checklist de máximo aproveitamento da Black Friday para empresas. Confira:

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Principais vantagens da Black Friday para as indústrias

Uma pesquisa da Méliuz, feita com mais de mil usuários dos serviços da empresa, constatou que 17% deles desejam gastar entre R$ 1 mil a R$ 3 mil, 14,2% pretende gastar mais de R$ 3 mil e 11,9% espera desembolsar entre R$ 500 e R$ 1 mil na data. 

Já a pesquisa anual do Google sobre a Black Friday mostra que 67% dos brasileiros pretendem fazer compras na data e sete em cada dez pretendem gastar igual ou mais do que no ano anterior — aumento de 5% em relação à expectativa de 2022.

Essa investigação também aponta que as buscas pela data na plataforma já são 24% maiores do que no ano passado. O ranking de categorias com intenções de compra consiste em: 

  • Beleza e perfumaria 
  • Eletrodomésticos 
  • Eletroportáteis 
  • Equipamentos de áudio & vídeo
  • Roupas & acessórios 
  • Roupas & calçados esportivos
  • Móveis 
  • Calçados
  • TV

A data sempre foi importante para a indústria de bens de consumo. Entretanto, considerando todos esses fatores, fica evidente o quanto a Black Friday 2023 tem um valor ainda maior.

Para sua indústria aproveitar o máximo da BF, é fundamental começar a planejar o mais cedo possível. Afinal, é uma grande oportunidade para o seu negócio encerrar o ano com bons resultados.

Vendas

É claro que a maior vantagem e o foco da data são as vendas. Mas, para as indústrias de bens de consumo, pode ser algo especialmente vantajoso por se tratar de um acontecimento em um período estratégico: o gap entre o Dia das Crianças e o Natal. 

A BF é o grande acontecimento do mês de novembro — a Black Friday 2023 acontece no dia 24 de novembro — então, é a oportunidade perfeita para finalizar o ano com números ainda melhores que o esperado.

Estoque

Com um novo ano próximo, a necessidade de uma renovação do estoque é iminente. Por que não aproveitar o evento para fazer isso rapidamente? É possível aproveitar a ocasião para liquidar e movimentar seu estoque Black Friday.

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Black Friday 2023: checklist para vender ainda mais | WCA

Mais clientes

A data é mais sobre preço do que lealdade às marcas. Significa que, na hora de escolher o que comprar, as pessoas dão prioridade ao valor, não se limitam a comprar apenas em empresas que já conhecem.

Isso resulta em um ótimo momento para estruturar estratégias de fidelização para o pós-evento.

Visibilidade da marca

Como já mencionei, a busca é por “preços de Black Friday”. Criar uma campanha para a data coloca sua empresa automaticamente na consideração de inúmeros consumidores, pois, nesse momento, o que é importa é o quão vantajoso a compra será para eles.

Levando isso em consideração, a data a é uma excelente base para um marketing de oportunidade que trará visibilidade para a sua empresa.

Black Friday 2023: checklist para vender ainda mais | WCA

Checklist para uma Black Friday 2023 de sucesso

1. Tenha um planejamento específico para a data

Não subestime o poder da BF. As expectativas e os registros indicam um alto índice de adoção da data por parte dos consumidores.

Normalmente, a elevação do consumo excede a sexta-feira e também acontece no final de semana. 

Indústrias de bens de consumo podem tirar o máximo proveito da data começando a planejá-la com antecedência.

Inclusive, colocando algumas ações de vendas antes da data para engajar seus compradores.

Oferecer vantagens na Black Friday para consumidores que fizeram alguma compra no mês de novembro pode ser uma ótima estratégia, por exemplo.

Além disso, lembre-se de que a data acontece a apenas um mês do Natal e menos de um mês antes da data limite para o pagamento do décimo terceiro. Você pode considerar esses fatores na hora de planejar estratégias e ações.

Mas, é claro, tudo isso só é possível se você pensar nas ações da data previamente. Por isso, comece seu planejamento imediatamente.

2. Faça uma boa previsão de vendas

Obviamente, não basta apenas vender mais, é preciso prever de quanto será esse “mais” para conseguir atender às demandas. Existem muitos métodos e ferramentas capazes de ajudar neste desafio. 

Conseguir atender às exigências de seus compradores é essencial para a nutrição do relacionamento. A BF é uma data de extrema importância para o varejo, falhar nesse momento é ainda mais grave do que em outros.

Leia também: Varejo na Black Friday: soluções que maximizam as vendas | WCA

3. Planeje a produção e compras

Com a previsão de demanda em mãos, é preciso organizar e planejar a produção e as compras. Este passo é essencial para definir prazos competitivos e realistas para os seus compradores. 

Somente atendendo a requisitos como esses é possível manter sua credibilidade e fidelizar seus clientes. 

4. Aprimore seus principais canais de venda

A necessidade de que as empresas sejam ominicanais é crescente. É importante lembrar que omnicanal difere de multicanal.

Multicanal é estar presente em diferentes canais simplesmente, omnicanal é oferecer uma comunicação unificada nos múltiplos canais. Possibilitando, por exemplo, que seu cliente inicie a jornada de compra em um meio e finalize-a em outro. 

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5. Crie planos de contingência 

Estar preparado para qualquer adversidade neste período significa questionar seus processos e decisões, mas de uma forma produtiva e transformadora.

Por isso, a gestão de riscos é uma parte importante da preparação para a Black Friday 2023. Analise as seguintes demandas:

  • Você tem os backups adequados para o caso de algo dar errado? 
  • O que acontece se a transportadora com a qual você trabalha ficar sobrecarregada? 
  • E se o seu estoque não chegar quando deveria? 
  • Com que rapidez você pode ajustar seu plano de produto?

Leia também: Supply Chain: saiba como ela impacta em seus resultados | WCA 

Pense nos piores cenários para o seu negócio e crie planos de contingência para eles.

É muito mais fácil lidar com o planejamento agora do que solucionar o problema no meio de uma das maiores datas de vendas do ano.

6. Considere o cenário pós-pandemia

Lembre-se de que saímos de uma pandemia mundial há poucos meses. Muita coisa mudou e as tendências de consumo não são as mesmas de sempre.

Como já demonstrei anteriormente, as pessoas estão mais propensas a gastar, por isso, estude quais segmentos e nichos em alta você pode atender com bons resultados. 

7. Certifique-se de fornecer suporte imediato e pessoal

O foco é satisfazer todos os clientes, mas problemas podem acontecer. Deve fazer parte dos seus planos de contingência a possibilidade de clientes insatisfeitos.

É importante dar suporte a eles o mais rápido possível, por isso, preparar algumas respostas padrão ajudam a otimizar o atendimento.

8. Use a tecnologia e as informações a seu favor

Tenha um plano claro, potencialize sua força de vendas e mensure a eficiência e desempenho de tudo isso.

Leia também: KPI de vendas: o que são indicadores de desempenho e quais usar | WCA 

Isso graças à Inteligência Comercial, que pode ajudar indústrias de bens de consumo a tirarem proveito de datas como a Black Friday antes, durante e depois delas acontecerem.

Como isso é possível? Somente aquilo que é medido pode ser melhorado. E é isso que uma plataforma de Inteligência Comercial faz.

Tendo ela como aliada, o setor comercial pode contar com indicadores 100% confiáveis e consistentes, podendo trabalhar com força máxima, tendo a certeza de onde alocar seus esforços e como identificar oportunidades.

Aproveite todo o potencial que sua força de vendas já tem, mas ainda não consegue aplicar: conheça a WCA e saiba como obter melhores resultados por meio da Inteligência Comercial.

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